H-D Live Wire

Já que falei dela aqui, vamos continuar falando. A Live Wire é um protótipo elétrico produzido pela Harley Davidson em 2014 e muito se falou dela no lançamento. Também pudera, já que a H-D é conhecida justamente pelos seus motores V2, de grande volume e maravilhoso ronco.

5
(H-D Live Wire)

O modelo elétrico é dotado de um motor longitudinal de 55 kW, ou seja, 74,77 cv de potência e 7,24 kgfm de torque. Isso tudo propulsiona essa beleza com 210 kg, de 0 à 100 km/h em menos de 4 segundos. Mais interessante, na minha opinião, é que a H-D manteve a correia para transmissão entre motor e eixo de roda. Aliás, como em todo veículo elétrico, a Live Wire não possui caixa de câmbio por conta do alto torque em baixas rotações de um motor elétrico.

11-1
(foto H-D – Motor elétrico longitudinal)

Na verdade, o alto torque que mencionei é a característica principal de um motor elétrico de indução, de corrente alternada, chamado de assíncrono. Na Live Wire o motor possui três fases e um rotor em forma de gaiola de esquilo. A corrente elétrica no rotor necessária para produzir torque é obtida por indução eletromagnética do campo magnético do enrolamento do estator.

Para um motor de pistões ter alto torque é necessário que o curso do pistão seja longo (torque = força x distância), mas com isso o virabrequim não pode girar muito rápido, limitando a potência. Motores de caminhão e de ônibus, movidos à óleo diesel, tem um curso longo e por isso o virabrequim gira mais devagar, gerando menos potência, mas muito mais torque. A recíproca é verdadeira, por isso motos esportivas (carros de corrida) possuem motores com pistão de curso curto, acarretando maior rotação do virabrequim, ou seja, muita potência e baixo torque.

Coloquei um vídeo muito bom do Jay Leno fazendo um test-ride nela, veja abaixo.

Note que o toque aparece rapidamente, assim que o Jay “torce o cabo”. E ao contrário de uma H-D, não se escuta barulho do motor… ou melhor, não se escuta o tradicional ronco V2 e sim o som de uma turbina. Na Eva, com o escape V&H Short Shots, o ronco passa a ser um berro (um soco no ouvido)!

A Live Wire é uma naked com boa autonomia para a cidade, cerca de 95 km em um modo “cidade” e 40 km em um modo “agressivo”. Ela possui também um sistema de regeneração de energia nos freios (KERS), que pode aumentar a autonomia da bateria. Particularmente não me assusto com apenas 95 km de autonomia, visto que com a Eva eu tenho 150 km, mas consigo abastecê-la em um posto e continuar rodando. Já a Live Wire precisa de 3,5 horas para recarga da bateria, desafio grande em um país que não está nada preparado para veículos elétricos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Beleza, foi desenvolvido em 2014 e já estamos entrando em 2017, vai vender? Sim e não! Na verdade a H-D planeja iniciar as vendas de um novo modelo elétrico em 5 anos, ou seja, em 2021. O novo modelo será baseado no projeto Live Wire, mas com maior autonomia e esse é o grande desafio, segundo o vice-presidente da H-D Sean Cummings.

Já digo de antemão, isso é coisa para 10 ou 15 anos! Explico: 5 anos laçado nos EUA, até se tornar algo vendável por lá, considere mais uns anos e até chegar aqui… melhor esperar sentado. A dúvida agora é: chegando aqui no Brasil, qual preço astronômico que será cobrado? E mais… teremos energia suficiente para atender a população daqui 10/15 anos? E agregando uma frota de veículos elétricos? Teremos pontos de recarga espalhados pela cidade? Teremos residências e condomínios preparados com pontos de recarga de veículos nas garagens?

São muitas perguntas, que nós brasileiros já sabemos as respostas: não! Acho que uma moto dessas deve ser só para super-herói… espera aí, é de super-herói mesmo. Ela apareceu no filme dos Vingadores, Avengers: Age of Ultron.

avengers04-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s