Birra che te fa bene!

Eu sei que o post de geladas dessa semana já foi ao ar, mas hoje vou falar de um presente especial, um growler! Não, não é nenhum desenho animado japonês ou muito menos um novo smartphone… se pensou em nome de algum Pokemón agora é a hora de se sentir envergonhado.

Growler é um recipiente de vidro, cerâmica ou alumínio, destinado ao armazenamento de cerveja/chope, com volume variando de 1L à 5L e normalmente dotado de uma tapa de pressão. A tampa de pressão é justamente para manter o gás carbônico do chope, garantindo o frescor, sabor e qualidade por alguns dias.

A cultura de growlers é muito popular nos EUA e na Europa, mas está crescendo aqui no Brasil e deve ser por isso que não é difícil encontrar em alguns empórios e lojas especializadas. A ideia é levar aquele chope artesanal para casa e degusta-lo sentado no sofá ou naquele churrasco com a família.

img_1606Meu tão desejado growler possui 2L, é de cerâmica esmaltada, marrom por fora e branco por dentro, com as inscrições: “Birra che te fa bene”. A inscrição é uma analogia à famosa frase em italiano “Mangia che te fa bene” (Come que te faz bem!), utilizando a própria palavra cerveja em italiano, birra. Agradecimentos especiais à Luzinha pelo maravilhoso presente!

Gostou? Quer um? Você encontra lá na Birraria Cervejas Especiais… são de três à quatro opções de chope para carregar seu growler, incluindo na maioria das vezes a Landel IPA Session, lembre dela aqui. Recomendo!!

Fato curioso: A palavra chopp (xôp) é originada do alemão Schoppen, unidade de medida de volume e equivale à 500 ml. Com o passar do tempo, a palavra ficou associada ao nome da bebida e no Brasil deve ser escrita aportuguesada chope (singular) ou chopes (plural). Nem sempre foi clara e leve como é hoje, mas isso já é assunto para outro post.

Anúncios

3 comentários sobre “Birra che te fa bene!

  1. Tenho dois growlers de 1l cada, um preto e um branco, que adquiri na Cervejaria do Farol quando me mudei para Canela, em 2010.
    Ultimamente tenho usado pouco porque as vacas estão magras (ou a grana está priorizada para outras coisas), mas é utilíssimo.
    Ainda lembro de um Natal regado a rauchbier, do Farol, no growler, e porco assado, que foi uma coisa fantástica!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s