Polegadas cúbicas

Mas afinal, o que é ci.? Se você leu alguns posts anteriores (aqui e aqui), percebeu que os motores H-D, ou melhor, motores americanos são tratados pelo tamanho. O lançamento da H-D Milwaukee-Eight, por exemplo, possui 107 ci. Se você assiste o canal Discovery Turbo ou o History Channel, já reparou que muitos programas de restauração tratam dos motores por uma numeração também: “… trocamos o motor cansado original por um 420 ci. Small-Block Chevy novinho…”.

Harley-Davidson-Milwaukee-Eight-2

Na verdade, essa “numeração” é o tamanho do motor. A unidade de grandeza “ci.” significa cubic inches ou polegadas cúbicas. É uma unidade de grandeza usada para representar volume no sistema imperial de unidades. As unidades que usamos no Brasil para volume, cm³ ou L pertencem ao sistema internacional de unidades, chamado de SI. Por isso, nos EUA, todas as unidades de medida são diferentes: milhas ao invés de quilômetros, polegadas ao invés de centímetros, Fahrenheit ao invés de Celsius, etc.

No Brasil tratamos, na maioria das vezes, dos motores de carros em litros: 1,6 L ou 2,0 L. Já para motores de motos tratamos em centímetros cúbicos: 125 cm³, 250 cm³, 900 cm³ ou até 1.100 cm³. Mas é comum escutar o seu avô dizendo: “… em 72 veio o Fuscão, com motor de “milequinhentas cilindradas” (1.500 cc)…”. Ele também está certo, pois “cc.” vem de cubic centimeters, ou centímetro cúbicos (cm³).

As unidades de medida linear na grandeza cúbica estão relacionadas à volume, assim como litros (L). Então, o motor que fiz referência no começo do texto de 107 ci. (cubic inches ou in³) é equivalente à 1.753,4 cm³. Para converter ci. para cm³, basta multiplicar o tamanho do motor por 16,387. Mas de onde vem isso?

Explico: 1 inch (1 in ou 1”) = 25,40 mm = 2,540 cm

107 x 2,540³ = 107 x 16,387 = 1.753,4 cm³

Aprendeu? Então tenta fazer aí a conversão do motor Chevy Small Block 420, aquele exemplo que usei também no começo do post.

                420 ci = 420 in³ = 420 x 2,54³ = 6.882,6 cm³ = 6,9 L

Meu Deus, um motor 6,9 L? Sim, os muscles americanos são conhecidos pelos motores grandes de 6 ou 8 cilindros dotados de muita potência e torque, assim como os motores H-D, que possuem volume maior do que o motor de um Uno Mille 1.0 Fire.

Carroll Shelby imortalizou a seguinte frase: “There is no substitute for cubic inches” (Nada substitui polegadas cúbicas), em uma maneira de justificar os imensos motores V8 americanos. Imagine o torque brutal dos chamados Big Blocks, entre os anos 60 e 70: Chrysler 426 Hemi (7,0 L), o Ford 427 (7,0 L) e o Chevrolet 454 (7,4 L).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s