Técnicas de pilotagem

Em abril desse ano, após pesquisar um pouco, me inscrevi para fazer um curso de técnicas de pilotagem em baixa velocidade, oferecido pela H-D Autostar. Ouvindo assim você pode até pensar: “Em baixa velocidade?”. Calma, explicarei!

Esse curso é ministrado pelo Antonio Baccaro, policial rodoviário federal, instrutor pela H-D desde 2000 e formado pela Harley University. O treinamento baseia-se em técnicas de condução de motocicletas em baixa velocidade, pois segundo explicado pelo Baccaro, se você domina sua motocicleta em baixa velocidade terá muito mais facilidade de dominá-la em alta velocidade.

Já havia lido sobre essa técnica, mas na prática é tudo diferente. O lance todo está no controle da embreagem, acelerador e freio traseiro. É uma combinação de: ponto da embreagem, até a motocicleta começar a dar uns socos; acelerador, para evitar de que o motor morra; e freio traseiro, para segurar tudo isso. É incrível, a moto vira um cavalo manso!

Aprendido isso em um espaço livre, são colocados três desafios: zig-zag entre cones, 360° e o temido 8. Cada exercício é feito após a instrução e demonstração do Baccaro, executado inúmeras vezes pelos participantes… mais ou menos até começar a doer todo o corpo. Parece besteira ou até que estou mentindo, mas fazer esses exercícios várias vezes, pilotando a Eva e seus 250 kg, não é fácil e cansa muito.

IMG_0269

O treinamento é voltado à proprietário H-D, tanto que até o Baccaro faz a demonstração em uma Ultra. Sim, ele monta naquela bichona de 350 kg e faz tudo aquilo parecer brincadeira de criança. E logo no começo, o Baccaro diz: “Quem derrubar a moto, deixa ela no chão e me chama!”. Mas demorou até que no último exercício um cara derrubou uma 1200 Custom… e sem deslocar o joelho ou estirar um músculo, aprendemos a levantar a bichona.

Não existe nada como testar na prática. E ainda ouvir: “Você está roubando… tem que usar o freio traseiro!”. E eu uso essa técnica todos os dias, passando por aquele corredor apertado sem colocar o pé no chão!

IMG_0267

Anúncios

4 comentários sobre “Técnicas de pilotagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s