Milwaukee 8

Despertando muita polêmica, começando pelo vazamento de informações e rendendo até um debate sobre o fim do motor TWIN-CAM, a H-D já está com um novo motor saindo do forno, o MILWAUKEE 8. Como de praxe, as inovações tecnológicas são “testadas” na família Touring. O Wolfmann e o Dan Morel, como sempre, já estão sondando tudo e nos trazem informações bem precisas das novidades.

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Evolution 82 ci

Mas o que me motivou a escrever esse post, foi uma foto tirada pelo Johnny Bravo lá em Barcelona (falei disso aqui). Trata-se de um EVOLUTION, provavelmente o estreante, com 82 ci (1.344 cm³). Pois bem, já li em alguns sites e blogs sobre os motores, mas ainda sem autorização para repostar, resolvi fazer um resumo aos amigos do GASOLINE SAUCE.

Tudo começou em 1903, mas só em 1909 com o V-TWIN e em 1911 com o F-HEAD, que a H-D iniciou sua produção de motores em V. Os FLATHEADS e suas válvulas montadas nas laterais deixando o cabeçote mais baixo e plano, ficaram famosos, estreando em 1929 e seguindo até 1948. Daí o nome (Flat = Plano).

Em 1936 foram lançados os KNUCKLEHEAD, motores V em 45°, com duas válvulas por cilindro acionadas por varetas e comando no bloco. Um motor mais moderno que o FLATHEAD para equipar as H-D’s top de linha. O apelido vem do formato do cabeçote que se assemelha à um punho, com os nós dos dedos (Knuckle = Junta).

easy_rider_alternative_movie_poster_by_2nine-d6d4f30Em 1948 foi a vez do PANHEAD, que substituiu os dois motores citados anteriormente. Com cabeçotes em alumínio, que lembra uma panela, era um V2 em 45° também com duas válvulas por cilindro acionada por varetas. Ficou em produção até 1965 quando foi substituído pelo SHOVELHEAD. A famosa chopper pilotada por Peter Fonda no filme Easy Rider (1969) era uma H-D com motor PANHEAD.

Conforme citado, em 1966 foi lançado o SHOVELHEAD, uma atualização do PANHEAD com visual diferente. A alteração do visual rendia 10% mais potência que o antigo motor. Nasceram com 73 ci (1.196 cm³), mas em 1978 passaram a ter 82 ci (1.344 cm³) e ficaram em produção até 1985. Já o apelido vem da semelhança dos cabeçotes com pás de carvão (Shovel = Pá).

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Shovelhead 82 ci

Para aposentar o SHOVELHEAD em 1984 chega o EVOLUTION ou BLOCKHEAD, aquele que citei no começo do post. O EVOLUTION foi um marco na história da H-D, a salvação de uma empresa que parecia destinada à falência. Nessa época a H-D pertencia ao grupo AMF e produziu por anos motores de baixa qualidade. O EVOLUTION pode ser usado sob as mais severas situações, rodar centenas de quilômetros com confiabilidade e sem vazar óleo. Utilizando alumínio para confecção dos cabeçotes e cilindros, melhorando a dissipação de calor e trazendo menor peso ao conjunto. Foi lançado com 82 ci (1.344 cm³), mas com versões de 53,9 ci, 67,1 ci e 73,2 ci (883 cm³, 1.100 cm³ e 1.200 cm³, respectivamente), para equipar as Sportsters. Ainda em produção, equipando a Eva por exemplo, recebeu melhorias e atualizações para menor emissão de poluentes e maior confiabilidade.

E em 1999 chega o TWIN-CAM, nova tecnologia incorporada, um motor com duplo comando de válvulas (DOHC). Foi desenvolvido para suceder o EVOLUTION, com iniciais 88 ci (1.442 cm³) e em 2007 com uma versão de 96 ci (1.573 cm³). Por problemas de vibração na família Softail, foram desenvolvidos os 88B e 96B, motores com contra-balanceadores que amenizam a vibração excessiva. Algumas atualizações nos TWIN-CAM estão em produção, tais como os motores 103 ci (1.688 cm³) e o 110 ci (1.803 cm³).

Na lista faltou o REVOLUTION, que equipa um novo modelo H-D, a V-Rod. Em 2001 foi lançado pela H-D em parceria com a Porsche um novo motor V2, com refrigeração líquida nos cabeçotes, angulação em 60° e 1.250 cm³, fugindo da refrigeração a ar tradicional na marca. O resultado foi um desempenho espetacular, porém com muita polêmica e baixa aceitação dos tradicionais e antiquados donos de H-D’s. Eu? Gosto, lógico!

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H-D V-Rod Muscle

Nós nunca podemos ficar sempre encostados em nossa zona de conforto, caso contrário somos passados para trás. O mundo se moderniza sempre com a necessidade de fazer mais com menos, então é pura teimosia do ser humano, me incluo as vezes nisso, reclamar do novo e dizer que o antigo era melhor.

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