Jovens senhoras H-D WL 45

O GASOLINE SAUCE foi agraciado com algumas fotos de uma concessionária H-D de Barcelona, a “Espacio Harley-Davidson BCN”. No showroom, alguns bonitos exemplares novos e semi-novos, mas o que me chamou a atenção foram as duas jovens senhoras da foto abaixo.

IMG_20160726_112652771_HDR

São duas Harley-Davidson WL 45 do final da década de 30 ou início de 1940. Elas são dotadas de motores flathead V2 com 45 ci (737 cm³), gerando 23 hp (23,4 CV), introduzidos na linha de montagem das H-D’s nos modelos R, produzidas de 1932 à 1936. Em 1937 vieram os modelos WL, que contava com o mesmo motor flathead 45, porém com sistema de recirculação de óleo.

O modelo WLA, variante do modelo civil WL, começou a ser produzido em 1940 dedicado ao exército americano (A = Army/Exército), mas em pequena quantidade. Apenas com a entrada tardia dos EUA na segunda grande guerra que a produção foi incrementada passando das 90.000 unidades. Os modelos foram batizados de 42WLA, por serem produzidos em 1942. Em 1943 a H-D intensificou produção dos modelos WLC, para o exército canadense, e os exemplares foram batizados de 43WLC.

2448546642_d2cfcb8afb
Harley Davidson WLA 1942

O WLA se diferenciava do modelo civil pela pintura verde militar, jogo de luzes na traseira, para-lamas menores, rack traseiro para bagagens e filtro de ar mais resistente. Essas motocicletas não tinham o objetivo de combate, apenas de auxílio à guerra, como transporte de rádios, funções de correios, escolta e patrulhamento.

 

Com o final da guerra, as WLAs foram vendidas à preço baixo para civis e foram os soldados da guerra que adquiriam grande parte dos exemplares. Iniciou-se aí as culturas bobber e chopper, que baseiam-se na customização da motocicleta retirando-se e alterando-se peças (para-lamas, tanques, rodas, etc.) para redução de peso e incremento de desempenho e velocidade.

Muitas WLAs ficaram na União Soviética e por lá mantiveram-se preservadas, pela ausência das culturas de customização, baixo acesso à peças de reposição e importações restritas ao Ocidente (Guerra Fria). Hoje, a Rússia e outros países da ex-URSS são importantes fontes de WLA e peças para restauração.

Então agora você já sabe, se for para Barcelona vá na concessionária comprar sua camiseta, mas não esqueça de tirar foto com essas senhoras de quase 80 anos. Agradecimentos especiais ao Johnny Bravo pelas fotos!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s