Diário da Eva – Stage I

Muitos falam do “stage I” de customização no motor das HDs. Mas o que é isso?

Essa customização engloba substituição de alguns componentes da admissão e escape, que listei abaixo:

IronGuerilla_AirFilter_Polished_03_large
(Rough Crafts)

– Filtro de ar ::: muitos fazem a substituição do elemento filtrante por um dito esportivo, mantendo a carcaça original. O mais famoso e conhecido é o K&N, que normalmente é avermelhado. Eu, particularmente, não acredito que o fluxo de ar ganhe um grande incremento. Por isso, a minha opção foi a substituição total do filtro de ar original por um que possibilite um real aumento de aspiração do ar.

 

– Escape ::: acredito que 90% 99% dos proprietários de HD fazem a substituição do escapamento original, aquele que faz sua moto parecer uma máquina de costura. Todos buscam aquele gostoso ronco que só um motor V2 em baixa rotação pode te proporcionar. As opções são: troca das ponteiras ou troca do escape inteiro.

47229_4
(Vance & Hines)

No meu caso, optei pela troca total do escape. Não me arrependo, mas hoje talvez eu não o fizesse, por alguns motivos simples: alto custo, são importados, e barulho elevado, não que eu não goste pelo contrário, eles são muito bons e ressaltam bastante o ronco do motor. São ótimos se você dá um rolê na cidade, mas se você vai esticar uns 100/200 km chegará cansado.

 

– Enriquecedor de mistura ::: a briga nesse quesito é grande. Mas nem precisa pensar muito para chegar a conclusão de que se não instalar você terá sim uma mistura ar-combustível pobre. Se você aumentou o fluxo e ar de entrada e aumentou o fluxo de ar de saída, precisará aumentar a quantidade de combustível para essa nova quantidade de ar. As HDs já saem de fábrica com mistura pobre por conta da mijolina brasileira. Duas alterinativa: remapear a injeção ou a instalação de um enriquecedor de mistura. Optei pela segunda e fiz a instalação do RedLine Duo, versão mais atual do próprio RedLine, ou ainda Suricato. Produto nacional muito bem feito, com regulagens que possibilita você brincar muito e deixar a moto na sua pegada. Domingo passado fiz alguns ajustes e deixei o bicho! Sim, você também pode utilizar algumas opções importadas da própria Vance & Hines ou Screamin’ Eagle, de ótima qualidade, porém com o preço salgado.

Posso dizer que a Eva já está com o Stage I completo e ainda esquenta muito menos por conta do enriquecedor. Mas então existe Stage II? Existe, mas isso é assunto para outro post.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s