Diário da Eva – Óleo do motor

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Seguindo a linha de raciocínio desse post aqui, o óleo do motor da Eva havia sido trocado aos 2.480 km (novembro de 2015), quando saiu da revenda. Na ocasião, solicitei ao vendedor que o óleo e o filtro de óleo fossem trocados. No grande dia de buscar a moto, o vendedor afirmou que havia trocado tudo, óleo e filtro de óleo.

Passou o tempo e um dia quando estava observando o trabalho porco que um mecânico fez para instalar o RedLine, vi que o filtro de óleo ainda estava com o selo original. Aquele ponto de tinta branca/azul que as montadoras fazem para identificar que os parafusos não foram mexidos.

A felicidade tomou conta do meu ser! Pronto, estava implantada outra semente de dúvida na minha cabeça: “Pelo menos o óleo havia sido trocado mesmo? ”.

Para matar a cisma e estabelecer todos os controles de trocas por tempo ou quilometragem, a decisão foi trocar tudo. E se você acha que isso é simples, acertou! Algumas ferramentas, sendo o “saca filtro” o mais difícil de encontrar (Ø74 mm). Tudo resolvido em pouco mais de uma hora de trabalho e duas latas de cerveja. Se quiser mais algumas dicas, utilize o tutorial do Edu Ferigato.

Sabe o que foi difícil?! Escolher o óleo certo, já que ninguém fala coisa com coisa… nem o manual! Uma coisa era certa, o MOTUL 7100 10W-40 era o mais indicado, 100% sintético, mas com preço nada agradável ou o MOTUL 5100 10W-40, semissintético, com preço mais convidativo. Alguns dizem que com o MOTUL 7100 você pode dobrar o período de troca do óleo, mas outros dizem que a HD não indica isso. Buscando a especificação no site do fabricante (aqui), percebi que algumas outras marcas também seguiam a mesma linha. Como foi o caso do CASTROL POWER 1 RACING, também 10W-40 e 100% sintético (aqui).

Abaixo comparativo:

pro1512CASTROL POWER 1 RACING 10W-40
API SL / JASO MA-2
Densidade à 20°C ::: 0,85 g/ml
Viscosidade à 100°C ::: 13 mm²/s ( mesma coisa que “cSt”)
Ponto de Fulgor ::: 200 °C

MOTUL 7100 10W-40
API SL / JASO MA-2
Densidade à 15°C ::: 0,86 g/ml
Viscosidade à 100°C ::: 13,5 mm²/s
Ponto de Fulgor ::: 228 °C

Pagando quase R$ 54,00 cada litro, R$ 99,00 no filtro de óleo e R$ 85,00 no aditivo do óleo MILLITEC, gostei do resultado. O calor gerado pela Eva não incomoda mais, acredito ser por conta do RelLine e do MILLITEC. Do aditivo, só usei metade do frasco (100 ml) e 2,5 L de óleo, sobrando 0,5 L para trocas futuras ou reposição.

Essa porcaria preta é o óleo velho.

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