Engraving

1 (2)

Se você leu esse post aqui, percebeu que o Raphael da RXC disse:

“Um produto customizado que o pessoal gosta muito, são os filtros de ar com engraving feito pelo meu amigo Márcio Langer (na minha opinião é o melhor artista desse segmento aqui no Brasil)”.

aquiE pensando em um post futuro, eu resolvi não deixar muitas informações do Marcio Langer. Mas, na verdade eu já conhecia o trabalho dele conforme dito aqui. Uma arte!

13A arte em questão se chama “engraving”, do inglês gravura, que se define pela gravação de um desenho em uma superfície dura, geralmente plana, criando-se sulcos. O resultado final pode ser um objeto decorado, como ocorre na gravação de uma caneta, ou então a formação de uma placa de impressão.

Esta técnica de gravação de placas foi muito importante historicamente falando para a impressão de gravuras artísticas em papel e também para a reprodução comercial de livros e revistas. Hoje em dia, já não é mais usada para essa finalidade impressão/reprodução e quando necessária, a fabricação das placas de estampas é feita através técnicas avançadas e precisas de gravação à laser.

Quando falei, que a tatoo da Eva estava saindo do papel, foi porque a tampa da transmissão primária está recebendo a arte do Marcio. Isso facilitou nosso contato para que ele me contasse um pouco mais sobre como tudo isso começou…

“Bom o primeiro contato com o engraving foi a uns 4 anos onde participava muito no Fórum HD e um dos usuários abriu um tópico sobre o assunto, dizendo que ele mesmo estava riscando a moto… até então não fazia ideia que isso existia. Tentando ajudar o usuário comecei a pesquisar até chegar no blog Circumano onde o artista, e amigo, Leo Dalla ensinava em um tutorial a técnica.

Nesta época ainda trabalhava como farmacêutico em uma multinacional, porém sempre tive vontade de trabalhar com customização. O primeiro passo foi comprar uma ferramenta para começar a riscar as peças… e como todo começo, testei nas peças da minha moto, pois quem seria louco de me dar uma peça para estragar!? Rs…”

A “ferramenta certa” é uma micro retífica Dremel, uma ferramenta rotativa de velocidade variável que permite a utilização de vários acessórios (lixadeira, disco para desbaste, disco para polimento, etc.). O Marcio me contou também que faz parte de um programa de embaixador da marca no Brasil.

E ele continua: “Treinei por algum tempo até convencer um amigo a deixar fazer uma peça para sua moto, como estava começando não cobrava pelos projetos, era mesmo um aprendizado. Durante o primeiro ano que estava trabalhando haviam poucos projetos para executar, porém fui pegando confiança e desenvolvendo técnicas a cada novo projeto. 

Nesse meio tempo fiz contato com muitos customizadores de motos aqui de SP até que o Fernando da Spades Kustom me convidou para fazer alguns projetos e confiou no meu trabalho, diria que foi o primeiro a me dar uma oportunidade. Neste mesmo ano, participei do Hot Rods Brasil o que fez com que a minha carreira decolasse, comecei a ter mais projetos e vi que realmente poderia investir mais tempo e dedicação à esta arte. Nesses anos já participei de vários eventos da cena Kustom e fiz muitas parcerias e amizades”.

Hoje o Marcio é professor de química e customizador. Ele me enviou algumas fotos de seus trabalhos, totalmente exclusivos e personalizados. Pelas fotos podemos ver que existem diferentes técnicas. Isso se dá pela troca de experiências que o Marcio sempre busca com artistas do mundo todo.

5

Gostou? Quer uma peça customizada com engraving para sua moto? Ou quer fazer você mesmo? Entre em contato com o Marcio que ele terá o maior prazer em ajudar!!

 

 

 

Um comentário sobre “Engraving

Deixe um comentário

